quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Sommelier: o cheira rolhas!

Mas para que cheirar a rolha?! Toda a mise en scene usada por um profissional ao abrir uma garrafa de vinhos me remete a uma época que antecede minha entrada no mundo do vinho... 

Eu achava engraçado, não entendia e ficava muito curiosa acerca de algumas coisas do tipo: Que profissional é esse, que CHEIRA ROLHAS?! PARA QUE cheirar a rolha ao abrir uma garrafa? POR QUE girar o vinho e enfiar o nariz na taça? QUAL A RAZÃO de oferecer uma prova à pessoa que escolheu o vinho - antes de servir todas as taças? Depois de provar, se ele - o cliente - não gostar do vinho, ele pode devolver?


Nada disso fazia sentido para mim, até que... ME TORNEI UMA CHEIRA ROLHAS!!! rs 
Como eu disse aqui para vocês, no restaurante o sommelier - dentre tantas outras funções, precisa garantir que os vinhos servidos estejam em condições ideais para o consumo, lembram? 


Desvendando o mistério...
Caríssimos leitores, isso agora vai deixar de ser um ponto de interrogação para vocês também!! 
Acontece que: CHEIRAR A ROLHA, GIRAR A TAÇA, LEVAR A TACA AO NARIZ E OFERECER UMA PROVA ao cliente nada mais é do que etapas de uma análise para verificar as condições do vinho que está prestes a ser servido!

Analisar um vinho não implica em ser expert! em princípio precisamos de:  3 sentidos (visão, olfato e paladar), um pouco de informação e um pouco de bom senso. 
A análise de um vinho pode ser feita pelos profissionais nos restaurantes e por nós em casa também.

Respondendo as questões...
Ao examinar visualmente a rolha, o profissional tem como notar a presença de possíveis mofos, fungos ou eventuais vazamentos - o que podem ser (isoladamente ou em conjunto) indícios de problemas com o vinho. 


NA TAÇA

ANÁLISE VISUAL - Ao servir uma prova na taça, primeiro deve-se avaliar a cor do vinho quanto ao brilho - se ele está vivo, brilhante, ou se ele se apresentar fosco, com aspecto leitoso ou sem brilho - se for esse o caso, as chances do vinho estar impróprio para o consumo aumentam. 

ANÁLISE OLFATIVA
Em seguida parte-se para análise olfativa: primeiro os aromas com o vinho parado e em seguida, após girar a taça. MAS PRA QUE GIRAR A TAÇA? Isso ajuda a desprender os aromas do vinho e faz com que possamos perceber mais as características aromáticas. Mas é preciso ser gentil. Para se perceber os aromas do vinho, não devemos dar uma grande e autêntica FUNGADA como se estivéssemos respirando fundo dentro da taça - se fizermos dessa forma, só perceberemos o álcool. O recomendável é que se inspire devagar e delicadamente. 

ANÁLISE GUSTATIVA
Por fim, prova-se o vinho. Para que? Para confirmar todas as impressões registradas anteriormente com os olhos e com o nariz. Pode acontecer de o vinho se apresentar perfeito aos olhos e no nariz, mas ele pode não se apresentar em perfeitas condições na boca. Nesse momento podemos avaliar se o vinho está com defeito e também se na temperatura apropriada para serví-lo. 
Alguém já experimentou beber vinho branco com temperatura acima do recomendável e/ou um vinho tinto gelado demais? É ÚÓÓÓÓÓÓ. Se o profissional percebe isso antes de servir o vinho a todos na mesa, ele poderá recomendar que os clientes aguardem mais alguns instantes com a garrafa no balde com gelo ou fora dele - afim de garantir o prazer da escolha após o serviço. Quando a prova é servida ao cliente, ele mesmo pode orientar se prefere mais fresco ou não! 
E por fim, respondendo a última questão... Não! Infelizmente não podemos devolver a garrafa do vinho simplesmente porque não gostamos. A troca pode ser feita apenas se ele estiver com defeito - e nesse caso, impróprio para o consumo. 

Lembrem-se!
Quando não conhecemos os vinhos de uma carta, isso não é um problema! Podemos perfeitamente pedir ajuda ao sommelier!!!  Dizemos que tipo de vinho preferimos e ele certamente saberá nos recomendar aquele poderá atender - ou mais se aproximar - do nosso paladar e preferências. E não importa se entendemos ou não de vinhos, ele saberá entender nossas necessidades e fará de tudo para atendê-las. 

Portanto, a dica de hoje é:
Não tenham receio! Confiem no profissional de plantão, ele pode se tornar um verdadeiro amigo...
Falem com o sommelier!!! 
Santé!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário