domingo, 1 de junho de 2014

Ler VINHO ou BEBER livros? Eis a questão!

Para entender cada vez mais o vasto mundo do vinho é preciso se informar. 
Conversar com o sommelier no restaurante ou o especialista na loja de vinhos pode ser um bom começo. Provar os vinhos e buscar mais informações sobre eles também. Lendo os rótulos também podemos encontrar muitas informações, e se quisermos ir um pouquinho mais a fundo, é só buscar o site da vinícola no amigo Google e o nosso mundo aumenta...

Hoje em dia podemos contar com infinitas fontes de informação como Blogs, Sites, Revistas e Livros voltados para o tema. Na página principal deste Blog, consta uma pequena lista com recomendações de outros Blogs e Sites, que eu particularmente gosto. Mas basta acessar o Enoblogs para escolher seus favoritos.

E as fontes são quase infinitas - como o mundo do vinho parece ser também... 
Listei abaixo algumas revistas. Umas falam só de vinhos, já outras de vinho e gastronomia. Sirvam-se!  Revista Adega  | Revista Baco  | Prazeres da Mesa  | Revista Gula 

Agora eles, os livros. Ah, os livros! ¨EU AMO LER VINHOS!¨
Posso dizer que sou uma pessoa que ¨bebe livros¨. Sim!  A verdade é que tenho muita sede de saber, sou curiosa e cada dia mais encantada com o universo do vinho. 
O bom de se ¨beber livro¨ é que além de informar e ampliar nossas referências culturais, esse é um hábito que não exige moderação, não é mesmo? =D

Abaixo, recomendo dois livros para começar: 


VINHO PARA LEIGOS

Autores: Ed McCarthy e Mary Ewing-Mulligan
Editora: Alta Books
Preço Médio: R$ 50

Leitura leve e descontraída! Com abordagem informal de fácil entendimento. Os autores ¨pegam os leitores pela mãos¨  e nos conduzem de forma muitas vezes divertida ao universo do vinho.










VINHO – O  GUIA FUNDAMENTAL PARA O APRECIADOR MODERNO

Autor: OZ CLARKE
Editora: Nobel
Preço Médio: R$ 65

Oz Clarke é um especialista em vinhos bastante premiado e autor de muitos outros livros sobre o tema – que se tornaram best-sellers no mundo todo. Ele tem uma linguagem bastante objetiva, clara e descontraída – o que torna a leitura uma deliciosa diversão!




Já que este post está recheado de boas dicas, vou aproveitar para deixar aqui também a recomendação de uma livreira especialista em livros sobre vinhos. Ela é incrível e tem acesso à TÍTULOS que muitas vezes as livrarias mais ricas não dispõem - a preços justos. O livro do OZ Clarke, por exemplo, comprei com ela!

Maria Salete Martins – Livreira – saletelivro@hotmail.com


FAÇAM COMO EU, BEBAM LIVROS!!!
E OS APRECIEM SEM MODERAÇÃO!

5 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Sou um leitor ávido de vinhos e gastronomia para o que já tenho uma biblioteca razoável, com mais de 30 livros e centenas de revistas. Nada como ter a publicação nas mãos. Blogs e outros modismos atuais tem o seu valor e podem prover informação valiosa e acessível, mas nada como um bom livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcus. Realmente não há o que se compare a experiência ¨de viver¨ um bom livro! Obrigada por sua visita e por seu comentário.

      Excluir
  2. Monica, ótimo post.
    Também sou fa de livros de vinhos e indico aqui "Vinho e Guerra" e "Julgamento de Paris". Há histórias tao interessantes por trás das páginas, que nos fazem ficar mais apaixonadas pelo mundo do vinho.
    Aproveito para indicar um ebook que acabei de lançar, se chama "Vinhos da Itália" e está disponível em versão digital.
    Abraço,
    Alessandra Esteves
    www.damadovinho.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale Esteves. Também li ¨Vinho e Guerra¨ e achei ótimo percorrer por histórias tão antigas que trazem sentido a tudo o que existe hoje no mundo do vinho. Vinho é muito mais do que só uma bebida. Tenho planos de escrever e recomendá-lo também... Na verdade são tantos os bons livros que não caberiam num único post, né?? rsrsrs Não li ainda ¨Julgamento de Paris¨, mas adoro o filme (tanto que já assisti inúmeras vezes - risos). Mas obrigada pela dica, vou procurar pelo livro também. Parabéns pelo ebook. Vou olhar com carinho. Obrigada pela visita e pelo comentário. Abraços.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir