segunda-feira, 20 de abril de 2015

O Vinho Brasileiro marcando presença no Encontro de Vinhos

Encontro de Vinhos é um evento de vinhos voltado para o consumidor final que ao longo do ano percorre seis cidades brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, Belo Horizonte e Curitiba.



Acompanho o evento desde a sua primeira Edição no Rio. A maior adesão de produtores brasileiros este ano vem mostrar que o organizadores do evento estão no caminho certo.
Sempre acreditei que o produtor brasileiro deveria estar mais presente em eventos voltados para o consumidor final dividindo espaço com vinhos importados. É nessa hora que as pessoas tem a chance de perceber que os nossos vinhos podem ser tão bons quanto os estrangeiros. E a eleição do TOP 5, vem provando que isso é verdade.

O que é o TOP 5? 
A cada Edição, o Encontro de Vinhos reúne um time de profissionais, especialistas, jornalistas e blogueiros numa grande prova onde os vinhos são degustados às cegas para eleger os 5 melhores da feira. Todos os expositores participantes enviam livremente duas amostras dos dois dos vinhos que eles consideram seus melhores. 

Na Edição Rio, dois vinhos brasileiros emplacaram o 1º e o 3º lugares. Ficando o 1º Lugar para o vinho LEOPOLDO 2007, da Vinícola Santo Emílio/Serra Catarinense (SC) e o 3º Lugar com o RASTROS DO PAMPA CABERNET SAUVIGNON 2013, da Estância Guatambu, que fica em Dom Pedrito na Campanha Gaúcha - RS.

Acontece amanhã (21/4) o Encontro de Vinhos Edição SP OFF  na Casa da Fazenda Morumbi. E desta vez, 3 brasileiros ficaram entre os 5 melhores vinhos da feira! O 1º Lugar foi para o FACILE 2012, da LPG Wines, o 2º Lugar para o RAÍZES GRAN CORTE 2010, da Casa Valduga e o 5º Lugar para o SPETACOLO SYRAH 2011, também da LPG Wines.

Trabalho para o vinho brasileiro, tenho interesse especial no assunto e apóio todas as ações que aproximam o consumidor final facilitando o acesso à cultura do vinho de forma descontraída, leve e informal. Acho ótimo que o Brasil esteja marcando presença com seus belíssimos vinhos ao lado de vinhos estrangeiros. Parabenizo os produtores brasileiros pela crescente adesão e participação no ENCONTRO DE VINHOS e também parabenizo Beto Duarte e Daniel Perches - os organizadores do evento  - pela iniciativa. 

Como dizem por aí, ¨FICADICA¨ e o convite. Amanhã é feriado e o ENCONTRO DE VINHOS promete ser um programa bastante legal para quem escolheu ficar em Sampa! Vale conferir o que os produtores e importadores selecionaram especialmente para vocês. 

Para quem nunca foi a um evento de vinhos  recomendo que comecem com este que é um evento descontraído, bem organizado, onde todas as pessoas são bem recebidas e se sentem à vontade. Para quem está acostumado, também é uma excelente oportunidade de conhecer e provar excelentes vinhos. 

Algumas dicas:
- Não tomem banho de perfume para ir a este tipo de evento,
- Comam algo antes de seguir para o evento,
- Evitem chicletes, balas, chocolates e sorvetes antes de provar vinhos,
- Vistam-se de forma confortável. Este não é um evento formal, lembram?
- Apreciem a bebida com moderação
- Bebam água sem moderação. (à vontade mesmo!)
- Divirtam-se sem moderação também! (isso é quase obrigação! rs) 
- E se beberem, (claro!) não dirijam! (por favor!!)


Para saber como foi a edição Rio em março desse ano clique aqui e assista a cobertura do evento através das lentes de Francisco Carneiro (Chico Cineasta) do site Vinhos pelo Mundo.  (ele também deu especial atenção aos produtores brasileiros) \o/

Até o próximo post!

Links

Nenhum comentário:

Postar um comentário