domingo, 21 de fevereiro de 2016

Vamos beber livro ou ler vinho? Parte II

O que mais me encanta no universo do vinho é a possibilidade de aprender uma infinidade de coisas - principalmente aquelas que um dia foram difíceis de aprender. 
Na escola eu era boa em muitas matérias, mas em outras não conseguia ser boa... (risos)  Duas delas eram geografia e história. Eu não gostava dessas matérias e por isso elas simplesmente não entravam na minha cabeça. Eu estudava para passar (e passava! risos) de modo que com o tempo muita coisa ficou esquecida. (como acontece com as coisas que a gente não usa) Mas depois que ingressei no mundo do vinho, aprender geografia e história ficou tão mais fácil, tão mais gostoso, tão prazeroso que - até escrever este post - não me lembrava que um dia foi ruim. =D

Mas uma coisa eu sempre amei: LIVROS. (Ah! Os livros! *_* ) É impressionante o fascínio que eles exercem sobre mim... Sou capaz de ficar horas dentro de uma livraria folheando, lendo, olhando, fuçando, buscando... mas a pior parte é decidir o que comprar e para isso eu preciso estabelecer prioridades porque (confesso!!) tenho vontade de comprar um montão de uma vez. Mas sei que esses impulsos não são saudáveis e que também não adianta comprar para colecionar. E livros - como tudo na vida - precisa exercer sua função e ser usado (e os meus livros são MUITO usados) . Os livros são fundamentais para o meu crescimento profissional, então em geral, eu compro, leio e depois compro mais. ;D  (ainda bem que sempre leio dois ao mesmo tempo... hehehehehe)

Então fica a dica: Leiam vinho!!!


ABC ILUSTRADO DA VINHA E DO VINHO
Autor: Euclides Penedo Borges  /  Editora:  Mauad  / **Gênero: Técnico, interessante

Um livro rico de informações para as pessoas que buscam entender todos os processos de transformação da uva em vinho - desde a formação da planta. O autor aborda temas técnicos de forma didática e esclarecedora. 



VINHO & GUERRA - os franceses, os nazistas e a batalha pelo maior tesouro da França
Autores: Don e Patie Kladstrup  /   Editora Zahar  /  **Gênero: Emocionante, parece ficção, mas foi real...

O livro descreve de forma dinâmica e emocionante a saga de tradicionais famílias de vitivinicultores de cinco regiões francesas  e seus esforços para salvar o vinho, suas histórias, suas próprias vidas e a economia do País durante a Segunda Guerra Mundial. Quem assistiu o filme ¨Caçadores de Obras Primas¨ poderá se familiarizar bastante com o contexto e a ambientação do livro.



Se depender da minha paixão por vinho e pelos livros este post poderia ficar enorme! Então, da mesma forma que eu faço quando entro em uma livraria, vou segurar a minha empolgação e voltar em outro momento com outras sugestões, ok? 

Aqui eu recomendo outro livro e outras fontes de leitura sobre vinhos. 
Não esqueçam que no canto esquerdo deste humilde Blog tem uma lista de blogs e sites legais para o seu deleite! (ou seria ¨devinho¨?!?! risos)

Obrigada pela visita e
até o próximo post!
(e que ele saia em breve! Amém _/|\_) 


Fotos: internet

Um comentário:

  1. Moniquinha, querida. Mandou muito bem!!!
    Leia "Vinhos no Mar Azul" de José Guilherme R. Ferreira, de crônicas.
    Muito legal!!!
    Beijão

    Cello Carneiro

    ResponderExcluir