quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

LPG Wines - vinhos brasileiros e ousados

Muitas pessoas ainda não sabem, mas um produtor de vinhos não precisa possuir um vinhedo e/ou uma cantina para produzir vinhos. Os produtores de vinhos podem simplesmente selecionar determinados vinhedos - de acordo com os vinhos que desejam produzir - compram as uvas e utilizam as instalações (cantinas) de uma vinícola para produzir seus vinhos. 
Isso é prática comum e acontece em todos os cantos ao redor do mundo. Aliás, isso é uma prática mais comum do que se pode imaginar. A qualidade desse vinho estará diretamente relacionada com a seriedade desse produtor. 

Aqui no Brasil essa prática também é adotada por muitos produtores de vinhos. E esse é o caso, por exemplo, da LPG WINES – um produtor de vinhos verde-amarelo - que conheci esta semana num jantar organizado pelo premiado – e querido – sommelier Alexandre Loureiro no Terzetto Ristorante. 
A apresentação ficou por conta de Laerte Pelizer Júnior que é engenheiro agrônomo e um dos sócios desse projeto que começou em 2008. 


Alexandre Loureiro (Sommelier Anfitrião) e Monica Alves (Sommelière) 
Segundo Laerte, a proposta é baseada na viticultura de precisão com baixa tiragem por hectare, e que adota critérios rigorosos para a seleção das uvas – que são provenientes de pequenos e também bem selecionados produtores da região de Bento Gonçalves. E a vinificação se dá nas instalações da Vinícola ALMAÚNICA, situada no Vale dos Vinhedos, na mesma região.
Com pequena produção de garrafas, o posicionamento dos vinhos da LPG WINES é interessante, ousado e criativo. A começar pelos nomes dos vinhos que são bastante atraentes e expressivos como: Splendore, Scandalo, Speciale,  Stupendo, Spettacolo e Stromboli - todos são brasileiros, apesar dos nomes italianos.  Os rótulos são alegres,  com cores vibrantes ou com a delicadeza de uma bela imagem, como é o caso do SPECIALE SAUVIGNON BLANC, SPECIALE CHARDONNAY e STROMBOLI.


Os vinhos são bem feitos, equilibrados, gastronômicos e foram excelentes parceiros para os pratos selecionados pelo sommelier anfitrião. Os preços no site variam entre R$58 e R$138. (exceção para o Speciale Sauvignon Blanc e para o Porto DOCA, que ainda não estão disponíveis para venda)

Menu Jantar Hamonizado LPG WINES - 27/1 - Terzetto Ristorante - Ipanema RJ
(da esquerda para direita) os sommeliers Alessandra Rodrigues, João Pedro Lamonica, Alexandre Loureiro
e Monica Alves, Laerte Pelizer Jr. da LPG Wines e a convidada Cristina Motta.
Na minha humilde opinião os vinhos brasileiros da LPG WINES são uma ¨ousadia em todos os sentidos¨.  =D

Onde encontrar? Nos principais restaurantes da sua Região ou através do site:
 Até a próxima!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário