domingo, 5 de maio de 2013

Identificando os personagens...

A diferença entre enófilo, enólogo, sommelier e enochato.

Enófilo é você -  que busca o prazer e o conhecimento. Pessoa que aprecia a bebida e quer saber mais sobre ela.                             

Enólogo é o verdadeiro mágico. Ele é o profissional especializado na arte de elaborar vinhos. Ele e sua equipe são responsáveis por todo o processo
(do cuidado com as vinhas, à vinificação e ao amadurecimento) até o resultado final: o vinho pronto para você apreciar. 

Sommelier é o profissional formado e especializado em bebidas. Ele está apto a orientar sobre elas, e a prepará-las para servi-las dentro das mais perfeitas condições de consumo. Alguns se especializam em uma determinada bebida. Eu, por exemplo, escolhi – e estou me especializando - em vinhos. 

Enochato é o adjetivo usado para designar aquela pessoa que acha que sabe tudo sobre vinhos. Este irritante ¨Ser¨ é facilmente detectável. Normalmente ele usa palavras difíceis, faz cara de esnobe, usa um tom de ¨Especialista-Mór¨ e impõe a sua opinião, porque afinal, ele acredita (mesmo!) que sabe tudo sobre vinhos. Portanto, ele detém o poder supremo da verdade absoluta. Todo cuidado é pouco! Estudos indicam que isso é patológico – e pode ser contagioso! Pois, acredita-se que se trata de um distúrbio crescente, acelerado e desordenado do Ego –  com perdas irreparáveis do bom senso em muitos casos. Quando se deparar com um exemplar desta espécie, encontre rápido uma forma de se livrar dele. 


O vídeo abaixo representa um típico Enochato.                                                                 
Não se preocupe em entender o que ele diz, perceba o que  ele faz.
 A imagem por si só se traduz... 



Adoráveis 5 leitores deste Blog, 
obrigada pela visita e até o próximo post!
Salud!



5 comentários:

  1. òtimo post, querida. Aliás, esse vídeo também é ótimo (rsssss). Eu sou um dos 5 leitores (rsssss)

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou Marcelo! Obrigada pela visita e pelo carinho de sempre. Uma honra tê-lo entre meus 5 leitores - risos. Volte sempre!!! bjs

    ResponderExcluir
  3. Haha muito bom! Infelizmente estamos cercados deste malas! Este aí se deu mal, quis tirar uma de bonzão com a mulher. o pior é que era cachaceiro, pois nem fez cara feia quando botou na boca!

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Feliz que você tenha gostado Rafael. Os enochatos são mesmo uns malas!(risos) Acho que jeito para por fim a espécie é a prevenção, e o post tem essa finalidade! (risos)
    Obrigada pela visita e pela participação!
    Bjs e volte sempre!

    ResponderExcluir