sábado, 18 de maio de 2013

Conhecendo Vinhos Parte I - Lojas de Vinhos

Prateleiras lotadas com garrafas de vinhos de todos dos tipos, tamanhos, preços, regiões, uvas, etc... Um monte de rótulos que dizem um monte de coisas e que ao mesmo tempo não dizem nada – meio confuso, né?
A grande questão é: ¨Onde investir o nosso dindin?¨
Escolher não é uma missão das mais fáceis - até mesmo para quem sabe um pouco sobre vinhos, podem acreditar!

Eu disse lá no começo que para conhecer vinhos precisamos beber vinhos. 
Podemos comprar vinhos sem conhecer, mas também podemos  provar vinhos antes de comprar. E para falar sobre isso, precisei dividir o assunto em 3 partes – que serão apresentadas em 3 posts. A parte I vai lhes mostrar que é comum ir a uma loja e pedir ajuda, mas que é importante descobrir - antes do vinho, o lugar onde poderemos nos sentir à vontade e com segurança escolher nossos vinhos. O segundo post vai falar de provas e degustações. Já o terceiro, sobre eventos de vinhos e a importância de se participar, ok?

PARTE I

De volta ao começo... antes de conhecer vinhos é preciso conhecer os lugares que vendem vinhos e confiar nas pessoas que nos vendem esses vinhos – esse é um ponto fundamental. A única coisa que é totalmente dispensável nesse contexto, são os atendentes despreparados que se preocupam apenas com os números e que fazem qualquer coisa para vender vinhos. Infelizmente essas figuras existem, mas nós conseguimos reconhecê-los nos primeiros minutos de conversa. Quando a figura que nos atende não se importa com o que desejamos ou não se esforça para entender o que queremos,  ele merece um sonoro ADEUS! E ATÉ NUNCA MAIS!!!
Felizmente hoje existem muitos atendentes que se importam e cuidam para nos ajudar nas melhores escolhas. Muitas empresas hoje começam a entender a necessidade de empregar pessoas qualificadas para atender e explicar sobre vinhos. Isso atrai novos clientes - e melhor -  fideliza seus clientes. Outra coisa que está mudando também é a seleção dos vinhos - que está cada vez mais acessível. Hoje a oferta de vinhos com qualidade e bom preço está cada vez maior! (Amém!!!) 
Depois que a relação de amizade e confiança entre cliente e loja, se estabelece, as coisas ficam muito mais fáceis, leves e bem mais gostosas -  a cada taça, a cada nova descoberta! =D


Esses dias encontrei um site sensacional! O VINHO DO BOM, onde os amigos Ivan Hannickel e Ranimiro Lotufo  falam sobre vinhos com uma proposta divertida, didática, criativa e gostosa. Eles são uns figuras! Recomendo que assistam todos os vídeos deles, mas nesse momento, gostaria que assistissem este em especial,  porque ilustra bem o assunto que estamos abordando neste post.  




VINHO DO BOM - Como comprar numa loja.


Felizmente hoje em dia muitas  lojas de vinhos, contam com profissionais devidamente informados e preparados para nos ajudar na escolha de um rótulo - principalmente quando estamos começando. Portanto, a dica é se sentir à vontade para entrar, olhar e perguntar - isso é normal e pode ser bem divertido!

Saúde!

Clique aqui  para conhecer o site VINHO DO BOM. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário