sábado, 11 de maio de 2013

Para começar... Vinho!


O que é vinho? Bebida alcoólica, resultante da fermentação do suco da uva, num processo natural.

Como? Leveduras naturais - existentes nas uvas - quando em contato com o açúcar contido no suco da uva (ou mosto), se alimenta desse açúcar, e o transforma em álcool. Ao final da fermentação, tem-se vinho.

O que é um vinho varietal?  Quando o vinho é produzido com um tipo de uva. Muitas vezes vocês poderão ouvir as palavras: cepa ou casta, e isso é o mesmo que uva. Os portugueses costumam se referir a um vinho varietal como ¨monocasta¨.

O que é um assemblageTermo francês muito usado para dizer o mesmo que - nós aqui no Brasil chamamos -  ¨vinho de corte¨. Ou seja, quando um vinho é elaborado com mais de um tipo de uva.

Qualidade das uvas
A qualidade das uvas pode determinar a qualidade do vinho. E o preço, pode muitas vezes te ajudar a adotar alguns critérios de qualidade. Nem sempre um vinho caro tem qualidade, mas quase sempre um vinho muito barato não tem.


Vinho de Mesa Suave x Vinho Fino Seco
A diferença básica entre vinho de mesa suave e um vinho fino seco é que nem todos os tipos de uva tem qualidade para produzir vinhos de qualidade. Vamos ver?

Uvas americanas (Vitis Labrusca, Vitis Rupestris)
Ex.: Concord, Isabel, Niágara Branca, Niágara Rosa, etc...
São uvas mais simples, mais baratas, mais resistentes a pragas e doenças. Ideais para produção de suco ou para serem consumidas in natura. Aqui no Brasil essas uvas também produzem vinhos simples e muito baratos - os vinhos suaves de mesa.

Uvas européias (Vitis Viníferas)
Ex.: Cabernet Sauvignon, Carmenére, Malbec, Pinot Noir, Merlot, Chadornnay, Sauvignon Blanc, etc... 
São uvas nobres e mais caras. Elas exigem maiores cuidados no cultivo, porque são mais delicadas. São usadas na elaboração de vinhos em todo o mundo, e são próprias para elaborar vinhos de qualidade - os vinhos finos secos.

Vale saber que a qualidade da uva é só um - de alguns - pontos que nos ajudam na indicação da qualidade de um vinho. E isso agora, meus caros 6 leitores (sim, seis!! \o/) vocês já sabem... 

Bem, esse é um canal aberto para falarmos sobre vinhos. Tem um tema que gostaria que fosse abordado aqui? Envie um e-mail para quevenhaovinho@gmail.com e prometo postar alguma coisa a respeito do assunto de seu interesse. Esse blog foi criado para mostrar que vinho é uma bebida saudável e está ao alcance de todos! Simples assim.

 Entrem e fiquem à vontade!
Santé!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário